segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CASO QUEIROZ


No dia em que saiu o castigo da Autoridade Antidopagem de Portugal que condena Carlos Queiroz a seis meses de suspensão, toda esta polémica atinge o cúmulo do ridículo. E mais que ridículo, este processo que tem claramente o único objectivo de tirar Queiroz do seu cargo de Seleccionador Nacional sem ter de lhe pagar a respectiva indemnização, torna-se até preocupante, pois estamos à porta da qualificação para o Euro 2012 e, para todos os efeitos, estamos sem Seleccionador... Brilhante!
Portugal é agora um país que tem obrigação de marcar presença em todas as competições internacionais, pelo estatuto que, por mérito próprio, atingiu. No entanto estamos numa situação que, por diversos factores, pode comprometer a presença no Europeu da Polónia e Ucrânia. E tudo isto vem pôr a descoberto aquilo que à muito tempo se sabia não estar bem, como se verificou depois da eliminação do Mundial africano. Não creio, de todo, que a eliminação se devesse, ainda assim, ao mau ambiente existente, até porque fomos eliminados pela campeã do Mundo e a qualidade do seu futebol é inatacável(apesar de termos dado uma boa réplica e de ter ficado a ideia que qualquer equipa podia ter ganho esse jogo). Os problemas começaram depois da eliminação, desde logo com as declarações de Cristiano Ronaldo, que também é parte do problema e não a solução, como a imprensa teima em fazer passar.
Ronaldo é o jogador que tem tudo para poder levar a Selecção ao desejado título internacional, mas a sua falta de humildade, já várias vezes demonstrada, vai fazer dele apenas mais um internacional A (talvez o mais internacional de sempre).
Quanto a mim tudo isto tem um rosto: Gilberto Madaíl... O presidente está à demasiado tempo no cargo e parece-me que lhe começam a faltar as soluções para os problemas. O primeiro grande sinal foram as constantes desilusões ao nível das selecções mais jovens. Desde as Olimpíadas de 2004 até aos últimos torneios internacionais de futebol das camadas mais jovens, a falta de resultados é uma constante. Por tudo isto, julgo que já é hora de Gilberto Madaíl dar lugar a outro. E como gostava de ver Luís Figo no seu lugar...

INCRÍVEL HULK

Foi com um Hulk ao melhor nível que vencemos o Rio Ave e nos colocámos, agora isolados, no primeiro lugar da Liga. O Incrível manteve o alto nível do jogo com o Genk e marcou os dois golos portistas, insistindo em nos fazer pensar, cada vez mais, como poderia ter sido diferente a época passada sem os casos que se conhecem...
A nível exibicional nota-se cada vez mais os efeitos da maior liberdade que Fernando tem no meio-campo, e o expoente máximo que o demonstrou foi uma transição defesa-ataque em que o brasileiro aparece como que a organizar o jogo, qual número 10...

Nesta jornada, para além de Hulk, destaque ainda para Toscano, do Guimarães, que com um hat-trick no seu primeiro jogo já vai justificando o meio milhão de euros investidos.
Para o Sul a euforia voltou, ainda que estejam a 6 pontos... E ao que parece Roberto vai voltar para a baliza. Como disse Jorge Jesus, há males que vêm por bem. A mim parece-me que o senhor ainda vai 'engolir' o que disse, mais uma vez, e como realmente há males que vêm por bem, espero que este penalty tenha servido para ele voltar para a baliza e continuar a brilhar, como fez nos 2 primeiros jogos...

Quanto ao Porto continua assim sem sofrer golos e adivinha-se uma tarefa difícil para AVB, quando Otamendi estiver apto, pois, com excepção do jogo com o Genk (no Dragão), tanto Rolando como Maicon têm dado conta do recado e o argentino não será jogador para o banco a médio/longo prazo. Quanto a mim, por enquanto, seria de manter a dupla luso-brasileira. E com a permanência cada vez mais previsível de Fucile (felizmente), a lateral direita também não é opção para o o reforço internacional alviceleste. Aliás, com a lesão de Sapunaru, o uruguaio tem agora a oportunidade que precisava para retomar a titularidade. Dependente da gravidade da lesão do romeno (e consequente tempo de paragem) pode estar um eventual empréstimo de Miguel Lopes, sendo que a hipótese Braga, algumas vezes referenciada, parece agora posta de parte, com o aparecimento de Sílvio.


JOGADOR DA JORNADA:



Escolhi o Hulk não só pelo jogo de hoje, mas sobretudo pelo que fez contra o Genk. Acho que o seu trabalho tem ainda mais valor se se tiver em conta a difícil situação porque está a passar. Poderia também ter escolhido Toscano por motivos óbvios.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

(SORTE)IO


Já se sabia, à partida, que estando no primeiro pote, o sorteio deveria correr de feição às equipas portuguesas na Liga Europa, mas ainda assim, não era certo que assim fosse, pois equipas como Man City, Nápoles, Palermo, Sampdória, Bayer Leverkusen, Dortmund ou até PSG, não seriam propriamente adversários apetecíveis. O mesmo se poderia dizer das equipas gregas ou turcas, devido ao conhecido ambiente nos seus estádios, ou das equipas de Leste, tendo em conta a distância das viagens.
Pois bem, com todas estas condicionantes, não se pode dizer que o sorteio tenha corrido mal às equipas lusas. Quanto ao Sporting, terá talvez em França o adversário mais complicado, não se podendo ignorar também a viagem à Bulgária, não tanto pelo adversário, mas pela distância da viagem, que poderá ter consequências, sobretudo a nível das competições internas.
Já o Porto, ainda que lhe tenha calhado a tal equipa turca (e o regresso de Quaresma), com aquele ambiente sempre evitável no seu estádio, e também uma equipa búlgara (nesse ponto estamos em igualdade de circunstâncias com o Sporting), não se pode queixar deste sorteio. Contudo, seria bom que essa viagem ao Leste Europeu surgisse numa altura em que já estivesse tudo decidido para o Porto, podendo assim gerir melhor o plantel.
Numa visão geral, ambas as equipas terão tudo para passar à fase seguinte, podendo até ficar nos primeiros lugares dos seus grupos, evitando assim as equipas que virão da Champions e os restantes primeiros desta fase da Liga Europa.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MISSÃO CUMPRIDA

O Genk surpreendeu pelo golo marcado, mas rapidamente se percebeu que aquilo que vinha decidido da Bélgica não ia mudar por cá. Acabou por ser uma noite tranquila, onde Hulk demonstrou mais uma vez que é uma peça importante da equipa. E é com exibições como esta que Hulk prova também como tudo podia ter sido diferente na época passada, sem novelas nem túneis. Sim, porque o Penta continua atravessado... E vai continuar, podendo apenas ser atenuado com a conquista da Liga, em Maio. Mas isso são contas para serem feitas mais tarde.
Quanto ao jogo desta noite, para além de Hulk destaca-se Fernando, que tem estado a jogar mais solto e mais avançado que na época passada, facto que lhe permitiu marcar um golo esta noite. E mais se seguirão, espera-se. Pela negativa destaca-se Rúben Micael, que não esteve tão bem como no jogo com o Beira-Mar, e não posso deixar de destacar Beto, que sofreu os primeiros golos do Porto esta época.

A porta da Europa abriu-se, entrámos, e agora espero que possamos sair pela porta grande.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TRÊS OVOS MOLES

Foi com relativa facilidade que vencemos o Beira-Mar. Aliás, esta época tem sido sempre assim quando a bola entra cedo. À vista salta obviamente a exibição de Falcao, que com dois golos e algumas oportunidades desperdiçadas mostrou que está aí para voltar a lutar pelo troféu de melhor marcador. E este ano nem Cardozo, nem mesmo o Benfica parecem estar à altura, salvo o aparecimento de algum túnel, o que este ano também parece improvável, com a saída de Ricardo Costa do CD da Liga.
Mas voltando ao jogo do Dragão, tudo se tornou mais fácil com o primeiro tento de Falcao, ao demonstrar o seu instinto de ponta-de-lança, que à muito conhecemos.
O segundo golo não merecia nascer de uma falta inexistente (e tinha de ser logo naquele livre...). Belluschi vestiu o fato de gala e criou uma obra-prima. Que golo!
Finalmente, sem admiração, tinha de ser Falcao a fechar o marcador, numa jogada em que fica na retina o enorme passe de Ruben Micael, com o colombiano a finalizar com classe.
Relativamente à arbitragem, mesmo sem influência no resultado, esteve longe de ser perfeita. A tal falta mal assinalada que deu origem ao golo de Belluschi, um penalty sobre Varela por marcar e uma série de faltas assinaladas ao contrário deixam poucas saudades de João Capela.


O Dragão cumpriu assim o que era expectável, depois de saber que Benfica e Braga haviam perdido pontos. Quatro jogos, quatro vitórias, zero golos sofridos, nove marcados... São estes os números de um Porto que joga cada vez mais à Porto e, quer se queira quer não, cada vez mais nos faz lembrar o Porto de Mourinho.


JOGADOR DA JORNADA:


Pelos dois golos que marcou, mas sobretudo pela exibição, que lhe podia ter dado pelo menos um poker, esta semana o eleito é Falcao.

domingo, 22 de agosto de 2010

VENCER SEM DESCULPAS

Depois da derrota e empate dos adversários, vencer o Beira-Mar pode significar ficar a três e dois pontos, respectivamente. Aqui fica então o onze para mais esta vitória:



Acho que não podia haver melhor jogo para chamar Fucile à titularidade e testar, assim, se está realmente apto depois da longa paragem. Quanto a Belluschi julgo que seria bom mantê-lo no onze, pois tem merecido a confiança. à falta de Hulk e tendo em conta a forma física de Walter é de se voltar a apostar em Ukra.

COMO VAI O MERCADO

Este defeso tem sido, indubitavelmente, dos que mais movimentações, transferências e essencialmente rumores(que nem sempre se revelam verdade) tem verificado, essencialmente ao nível dos três grandes.
Neste momento, relativamente apenas ao Porto, que é o que realmente me interessa, depois de várias entradas e saídas, há ainda várias situações por resolver. A maior prende-se com a eventual saída de Raúl Meireles, que parece, a cada dia que passa, cada vez mais utópica. Por outro lado, a questão do central em falta parece resolvida, com a contratação praticamente acertada de Nicolas Otamendi. Independentemente desta decisão, penso que seria importante não perder de vista o Tolói, para uma contratação a médio/longo prazo.
Outra situação que parece já resolvida é a permanência de Fucile, que implicará o empréstimo de Miguel Lopes. E finalmente aquela que deverá agora ser a nossa prioridade, a contratação de um ponta-de-lança. Ao que parece o Porto está à espera do parecer da FIFA relativo ao caso Kléber. De qualquer forma julgo que seria de bom tom ter uma solução de reserva, para o caso das coisas correrem menos bem com o brasileiro.

Em jeito de conclusão, apenas uma nota para o negócio do Sálvio. Uma vez que as relações entre o Atlético de Madrid e o Porto até não são as melhores, devido ao caso Paulo Assunção, parece-me de clara má fé tentar aproveitar um interesse demonstrado pelo Porto no argentino, ainda no Verão passado, para agora transformar isso numa guerra Porto-Benfica. Mas com a comunicação social que temos não é de admirar que assim seja...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

QUEM JOGA ASSIM É DRAGÃO!


O Porto continua a demonstrar que estavam errados aqueles que duvidavam da capacidade desta equipa. Desta vez a vítima foi o Genk, que ainda tentou, por vezes, importunar o domínio azul e branco. Domínio esse que não foi constante, de tal forma que, a certa altura, cheguei a temer que viéssemos com a vantagem mínima para o jogo do Dragão, o que seria demasiado perigoso, pois um golo do Genk na segunda-mão podia deitar tudo a perder. Felizmente a equipa recompôs-se, sensivelmente a partir dos 20 minutos do segundo tempo, e ainda foi a tempo para deslumbrar, primeiro com uma bomba de Souza, e depois com outro grande golo de Belluschi.
Quanto a mim, penso que a eliminatória está resolvida, mas espero ver mais espectáculo na segunda-mão, ao invés de ver o Porto defender o resultado e tornar o jogo demasiado monótono.

Uma nota ainda para a surpreendente derrota do Sporting, que se arrisca a ficar apenas a competir internamente (espero que não, pois salvo raras excepções apoio sempre as equipas portuguesas lá fora). E se por um lado não vejo capacidade nesta equipa para lutar pelo título, por outro não posso deixar de me preocupar no caso de ser realmente eliminado, pois para além dos pontos que não vão entrar para o país, todos sabemos como é mais fácil gerir um plantel que compete apenas por cá.
Não pude também deixar de atentar nas capas desportivas de hoje, onde só O Jogo dá destaque à nossa vitória. Tanto o Record como A Bola preferem destacar a contratação que ocorreu mais a Sul, como, de resto, já é hábito...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

HULK DE FORA

Para o jogo de logo na Bélgica surgiu uma baixa de última hora. E que baixa... Hulk! Ao que parece o brasileiro já deixou a Bélgica, rumando ao Brasil, devido à morte de um familiar próximo.
Com esta ausência abre-se lugar à estreia de Walter, devido à ausência de Rodríguez, sendo que a aposta em Ukra também é hipotese. Pelo que vi de Walter, que me parece ainda em fraca forma física, eu apostava no português.
Na lista de convocados entraram também Castro e Rúben Micael.

Onze provável: Hélton; Sapunaru, Maicon, Rolando e Álvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Moutinho; Walter, Varela e Falcão.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

BATALHA NAVAL

Na primeira jornada da Liga o Porto foi até à Figueira e apresentou uma exibição muito diferente daquela que nos levou a vencer a Supertaça, para pior...
Os jogadores portistas entraram em campo bastante pachorrentos e só quando soou o alarme partiram realmente para cima da Naval. E tivemos de esperar pelo erro de Jonathas, que levou ao penalty (felizmente) convertido por Hulk. E diga-se que se havia alguém que merecia o golo era ele, pelas iniciativas que teve e porque nunca baixou os braços. Foi ele, aliás, que carregou a equipa às costas, fazendo até esquecer a exibição menos exuberante da Supertaça. Fica o registo de uma vitória importante, essencialmente porque os principais adversários perderam pontos, mas fica também a ideia que a máquina ainda não está perfeitamente oleada e há efectivamente aspectos relevantes a melhorar.

No cômputo geral da jornada, destaque para as já referidas derrotas de Sporting e Benfica, bem como a vitória convincente do Braga, que parece estar preparado para outra época de topo. Outra surpresa foi a vitória do Setúbal na Madeira, frente a um desinspirado Marítimo, bem como o empate do Guimarães, que não conseguiu ir além de um empate em Olhão.

JOGADOR DA JORNADA:

Pelo golo que marcou, e principalmente contra quem marcou, não poderia deixar de ser Laionel o eleito da semana.

sábado, 14 de agosto de 2010

TIRO DE PARTIDA

É já hoje(19h15) que o Porto se estreia na Liga Zon Sagres, frente à Naval. Sem Raúl Meireles, Fucile, James Rodríguez, Walter, e ainda com uma série de indefinições quanto a entradas e saídas, o plantel azul e branco surge na Figueira com confiança redobrada, depois da brilhante vitória na Supertaça.
Se relativamente a James e Walter a ausência da lista de convocados se deve à falta de emissão do certificado internacional, já Raúl Meireles está de fora por opção técnica, o que reabre as dúvidas quanto à sua permanência no clube. Quanto a Fucile e Rúben Micael também estão de fora, uma vez que só ontem treinaram sem limitações físicas. Assim, a entrada de Guarín, por troca com Meireles será mesmo a única alteração à última lista de convocados.

No 'jogo jogado' não será de prever grandes alterações relativamente ao jogo da Supertaça e penso até que o onze inicial será o mesmo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Miguel Lopes, Sapunaru, Maicon, Sereno, Rolando e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, Souza, João Moutinho, Guarín e Belluschi;
Avançados: Ukra, Varela, Hulk, Falcao e Cristian Rodriguez.


Onze provável:

domingo, 8 de agosto de 2010

...E GANHOU-SE


Mais uma. É nossa e vão 17!
O Porto jogou à campeão, longe dos erros da pré-época, ainda que eu já aqui tivesse dito que os resultados de França eram enganadores. A equipa entrou em campo com tal determinação, que aos 3 minutos já vencia. Foi uma noite de surpresas, mas sobretudo de respostas. Surpresas que começaram logo nos onzes iniciais, com AVB a apostar em Belluschi(que não poderá ser considerada surpresa maior porque Guarín não foi convocado); também a inclusão de Sapunaru é surpreendente, ou seria, se Fucile estivesse no banco.
Mas nesta noite, mais que um grande jogo, tivemos grandes respostas. AVB não precisou de responder às críticas, pois a equipa fê-lo por si em campo. Rolando e Maicon, esses sim, estiveram imperiais e calaram muitos ruídos de fundo que se faziam ouvir. Talvez agora os seus críticos percebam a opção da SAD em optar por contratar um central para o banco, em vez de alguém que entre de imediato para o onze(a ver vamos se Tolói é apresentado já na Segunda-feira...). Outro jogador que esteve bastante bem foi Hulk, que sem deslumbrar, foi criando aqui e ali algumas oportunidades, mas sobretudo atraiu atenções, permitindo a Varela ficar mais solto e, esse sim, fazer uma grande exibição.

Relativamente à arbitragem, poderia ter estado melhor num ou noutro lance, mas no geral esteve razoável. Talvez o erro maior tenha sido o adiar sucessivo da amostragem do cartão amarelo a C. Martins, que teve três(!!!) lances - dois deles claríssimos - em que se impunha o cartão. Mas essa foi só uma das expulsões perdoadas, pois também Cardozo agrediu Sapunaru.


Em jeito de conclusão, aferimos que a equipa mostra já sinais de evolução, fruto do trabalho de AVB, o que não invalida as críticas que já aqui fiz à organização da pré-época pela SAD, sobretudo quanto aos prazos das transferências. Por agora resta festejar a vitória, sem esquecer que o campeonato começa já na próxima semana...

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

'... NÃO SE JOGAM, GANHAM-SE...'


Falta pouco. Muito pouco. É já no Sábado que Villas-Boas tem o seu primeiro grande teste, não só enquanto treinador do Porto, mas como treinador principal. E este jogo ganha ainda mais dimensão por ser contra quem é. Contra aqueles que se tentam comparar a nós porque ganharam um campeonato nos últimos 5 anos e se esquecem que fomos Tetracampeões, PENTACAMPEÕES! Algo que no seu passado 'glorioso' nunca foram(ficaram-se pelo tri)...
Mas sobre o que realmente importa, o nosso Porto, não consigo estar totalmente optimista para este jogo. E julgo que muitos portistas, ainda que tal como eu acreditem na vitória, também partilhem o meu receio. E a culpa não é só de Villas-Boas, creio até que este tenha uma quase inexistente responsabilidade. Possivelmente o trabalho da SAD até está a ser bem feito, mas o certo é que não têm passado tranquilidade cá para fora, e é com isso que nós, adeptos, vivemos...
Quanto ao jogo jogado, acredito que não haverá grandes surpresas, talvez a maior seja até a inclusão de Meireles no onze, devido à provável indisponibilidade do Rúben, passando Moutinho para uma posição mais avançada. Por outro lado, e tendo em conta que o Meireles não jogou na pré-época, não seria de admirar se AVB apostasse em Guarín para jogar na posição de '8'. Jogue um ou outro nessa posição, é essencial que preste auxílio a Fernando, pois todos conhecemos não só o fluxo ofensivo do adversário como também a qualidade do mesmo. E tendo em conta o elevado número de unidades que o benfica utiliza para atacar, é vital ser eficaz nas transições defesa-ataque, pois parece-me que o sector defensivo é efectivamente o mais débil da equipa benfiquista. Não só por isso mas porque me parece em melhor forma, acho que seria de apostar em Varela, abdicando de Rodriguez...

Aqui fica o meu onze:

terça-feira, 3 de agosto de 2010

ADEUS CAPITÃO


Depois de tantas dúvidas e indefinições chega ao fim uma das novelas deste Verão. Falou-se em Real Madrid, Man Utd, Inter de Milão... Bruno Alves sai agora para o Zenit por 22 milhões de euros. Foi bem vendido? Quanto a mim sim, muito bem vendido até. Mas a grande questão não está no valor, pois esse agrada-me totalmente, mas sim na falta que o jogador vai fazer na estrutura defensiva da equipa. E nem Rolando, nem Maicon ou ainda menos Sereno me parecem capazes, para já, de substituír o ex-capitão, mas ainda assim o segundo parece-me ser aquele que tem mais para mostrar.
De qualquer forma, independentemente da capacidade de cada um deles, está à vista que é necessário contratar mais um central, e na minha opinião deveríamos apostar forte. Falou-se em Ricardo Carvalho (envolvido no negócio de Meireles), mas com o Real Madrid atrás e ainda assim não o deixam sair do Chelsea, parece-me um assunto arrumado. Uma opção não menos válida poderia ser William Gallas, que está sem contrato, mas rejeitou uma proposta do Panathinaikos, logo é de prever que também não esteja interessado no campeonato português. Outros dois nomes referenciados são Miranda, do São Paulo, e Tolói, do Goiás. Se o primeiro, apesar de excelente opção (já jogou na Europa e é internacional brasileiro), será muito caro para o Porto, já o segundo seria bem mais barato, mas teria um maior período de adaptação.
Ainda assim, na minha opinião, e tendo em conta a situação do plantel, acho que seria melhor optar por um reforço com experiência e que entrasse indiscutivelmente para o onze inicial. Mas existe sempre a barreira financeira... Vamos esperar pelos próximos dias, ou até pelas próximas horas (acredito que a saída à muito anunciada do Bruno Alves tenha servido para preparar convenientemente a sua substituição e, assim, já haja substituto contratado), pois certamente haverá novidades.

PODE VIR O JOÃO


Sim, é verdade... O árbitro da Supertaça vai ser João Ferreira, aquele que LFV disse que 'podia vir' nas famosas escutas. Também foi este senhor que escreveu o relatório, enquanto quarto árbitro, com o qual tanto Hulk como Sapunaru foram confrontados quando se dirigiram à Liga de Clubes... Enfim, o mesmo que levou à sua suspensão 'por tempo indeterminado'.

Por todas as razões (e mais algumas) está visto que o árbitro vai ser mais um contra quem teremos que jogar...

BALANÇO DE PRÉ-ÉPOCA

Ao contrário do que tem sido habitual ao longo dos anos, parece-me que a estrutura directiva do Porto não teve o cuidado que se exige na preparação de uma época. Contratempos como o jogo com o Marselha que foi adiado devido a uma suposta digressão em Angola, que afinal não aconteceu, não são aceitáveis num clube que quer vencer não só as provas internas, mas também as competições internacionais. Com tudo isto fez-se APENAS quatro (4!!) jogos de preparação, que é indubitavelmente pouco.
Mas se a situação já parecia suficientemente desmoralizadora e desequilibrada, esta agrava-se quando olhámos para os adversários directos, sendo que um deles vai disputar connosco, já no Sábado, a Supertaça de Portugal, e como seria bom aumentar a vantagem que já temos nesse troféu... Apesar de acreditar, como sempre, que é possível vencer, há que reconhecer que a equipa benfiquista está a praticar um futebol com qualidade não muito distante da época passada. Já o Sporting parece-me melhor que na época transacta, ainda que a saída de Veloso possa agravar os efeitos da saída de Moutinho.

O certo é que os dados estão lançados e, a partir de agora, é a doer. Não vou, para já, tecer comentários sobre o campeonato, pois também para mim a prioridade agora é a Supertaça. E essa, como todas as finais, não é para jogar, é para ganhar!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TESTE POUCO ESCLARECEDOR

É desta forma que pode ser vista a digressão do Porto a Paris. Se no primeiro jogo a exibição, apesar de não empolgar muito, não comprometeu, e apenas um golo fortuito já perto do fim causou a derrota, no jogo com o Bordéus a história foi bem diferente. A exibição não deixou a desejar, mas não se pode dizer o mesmo do juíz da partida, que tudo fez para atribuir a vitória à equipa francesa.
No geral ficamos à espera que a exibição do próximo sábado seja suficiente para bater o benfica e, acima de tudo, desejamos que não apareça um árbitro habilidoso como o do jogo de ontem, em Paris.