sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ACTUALIDADE II

Numa semana quase perfeita para Portugal na Europa do futebol, a FPF demonstrou, por um lado, o quão desorientada anda. Ainda assim, a ideia de Gilberto Madaíl relativamente a José Mourinho não é de todo descabida. Mas já lá vamos...

LIGA DOS CAMPEÕES


Se o Benfica cumpriu a obrigação, já o Braga deixou muito a desejar, não tanto pela derrota, mas acima de tudo pela exibição. A equipa minhota foi incapaz de disfarçar o nervosismo de estar entre as melhores equipas da Europa (algo discutível, quando olhamos para equipas como Zilina, Partizan, Bursaspor, Cluj...), tendo ainda o azar de jogar contra um Arsenal, tacticamente, quase perfeito. Ainda assim parece-me que tanto Braga como Benfica têm hipóteses de seguir em frente.

LIGA EUROPA

O Sporting surpreendeu pela positiva e fez uma exibição q.b. para um Lille que ficou aquém das expectativas.
O Porto, pelo contrário, não surpreendeu ao fazer mais uma boa exibição e este arranque de época começa a fazer lembrar cada vez mais os tempos de Mourinho. AVB fez algumas alterações na equipa e aproveitou para rodar Ruben Micael, que correspondeu à altura, com uma boa exibição e um grande golo.

SELECÇÃO NACIONAL


A ideia de Gilberto Madaíl é clara: trazer Mourinho para os próximos jogos para não se comprometer com um novo seleccionador antes das eleições. Apesar de defender o afastamento de Madaíl e da sua equipa da Federação, tenho que concordar, em parte, com esta medida, pois não seria correcto assinar contrato com um treinador até 2012, comprometendo desde já a missão do seu sucessor(espero que realmente haja sucessor e não reeleição). A questão desta medida reside no facto do Real Madrid autorizar ou não a vinda de Mourinho. E aqui Madaíl cometeu mais um erro, pois não me parece que tornar esta decisão pública antes de saber a resposta madrilena tivesse sido a melhor opção. Pessoalmente não acredito que Florentino Perez autorize a 'dispensa' de Mourinho, ainda que gostasse de o voltar a apoiar como treinador(ou seleccionador) no Estádio do Dragão, já contra a Dinamarca. Na próxima semana haverá novidades e confesso que estou curioso para ver a alternativa a Mourinho, no caso do Real declinar a sua vinda a Portugal.

Sem comentários: