terça-feira, 28 de setembro de 2010

D. SEBASTIÃO... OU NÃO TANTO...


Paulo Bento foi o escolhido, naquela que foi mais uma má decisão de Gilberto Madaíl e restante direcção da FPF. E não digo que tenha sido má por ter recaído em Paulo Bento a escolha final, mas sim pelo timing da escolha. É que se por um lado não tinha muito cabimento contratar um seleccionador por dois jogos, e aí, como referi num post anterior, a solução Mourinho não era descabida de todo, por outro lado também não faz sentido contratar um seleccionador até 2012 quando vai haver, entretanto, eleições para a direcção da Federação, podendo acontecer que Paulo Bento não seja do agrado de um eventual novo presidente. Nesse caso tudo voltaria ao estado pré-Paulo Bento, onde Queiroz não era uma solução unânime para a direcção e sucedeu o que todos sabemos...
Perante estes factos, e acreditando que Madaíl ainda terá um pouco de lucidez, parece-me que podemos estar perante uma recandidatura, que a acontecer dificilmente não trará uma reeleição ao actual presidente.
Ainda assim volto a salientar que preferia não ter de assistir a mais anos(ou mesmo meses) com este senhor na presidência da Federação de futebol do meu país.

Quanto à escolha de Paulo Bento em si, não creio que seja uma má opção, pois já demonstrou alguma capacidade para unificar um grupo e, mais que isso, conseguiu fazer autênticos milagres no SCP com os jogadores de que dispunha.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A SOLUÇÃO!


Se já anteriormente tinha deixado aqui o meu apoio a uma eventual candidatura de Luís Figo à Presidência da FPF, agora, e após o antigo internacional ter descartado essa possibilidade, surge uma nova hipótese, diria até, uma nova esperança: Vítor Baía!

O meu apoio ao ex-guardião portista é claro e inequívoco. Isto porque, para além da natural simpatia que nutro por um dos maiores símbolos do meu clube, também lhe reconheço a capacidade de liderança que o levou a ser capitão do Porto, não o tendo sido mais tempo devido à existência de um outro Senhor do futebol, Jorge Costa...
Vítor Baía tem ainda a vantagem de conhecer como poucos a realidade interna do futebol português e, mais que isso, da Selecção Nacional, ainda que dela tenha sido afastado injusta, precoce e inexplicavelmente.
Contudo, nem tudo bate certo nesta hipotética candidatura. Vejamos, quando Baía saiu da estrutura portista alegou que a saída se devia à existência de um projecto pessoal, eventualmente, a sua Fundação. Ora, esta justificação deixa de fazer sentido com a hipótese agora colocada para a FPF. Fica no ar a dúvida, que poderá um dia ser esclarecida se Vítor Baía voltar ao Porto.

Por agora reforço o meu apoio incondicional à sua candidatura à FPF, esperando que Gilberto Madaíl tenha a decência de não se recandidatar.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

5 JOGOS... 5 ESTRELAS!

Na Choupana o Porto triunfou pela quinta vez em outros tantos jogos. Mais do que isso, o Porto leva já 19 vitórias consecutivas em jogos oficiais, 9 delas com AVB, sendo que este superou o recorde de Mourinho, que nunca conseguiu começar um campeonato com vitórias nos 5 primeiros jogos...

Quanto ao jogo, exibição segura de toda a equipa, ainda que naquele penalty parece-me que Falcao o falhou por excesso de confiança.
Hulk não fez uma exibição como outras que já vimos esta época, mas ainda assim contribuíu com mais uma assistência para Varela.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ACTUALIDADE II

Numa semana quase perfeita para Portugal na Europa do futebol, a FPF demonstrou, por um lado, o quão desorientada anda. Ainda assim, a ideia de Gilberto Madaíl relativamente a José Mourinho não é de todo descabida. Mas já lá vamos...

LIGA DOS CAMPEÕES


Se o Benfica cumpriu a obrigação, já o Braga deixou muito a desejar, não tanto pela derrota, mas acima de tudo pela exibição. A equipa minhota foi incapaz de disfarçar o nervosismo de estar entre as melhores equipas da Europa (algo discutível, quando olhamos para equipas como Zilina, Partizan, Bursaspor, Cluj...), tendo ainda o azar de jogar contra um Arsenal, tacticamente, quase perfeito. Ainda assim parece-me que tanto Braga como Benfica têm hipóteses de seguir em frente.

LIGA EUROPA

O Sporting surpreendeu pela positiva e fez uma exibição q.b. para um Lille que ficou aquém das expectativas.
O Porto, pelo contrário, não surpreendeu ao fazer mais uma boa exibição e este arranque de época começa a fazer lembrar cada vez mais os tempos de Mourinho. AVB fez algumas alterações na equipa e aproveitou para rodar Ruben Micael, que correspondeu à altura, com uma boa exibição e um grande golo.

SELECÇÃO NACIONAL


A ideia de Gilberto Madaíl é clara: trazer Mourinho para os próximos jogos para não se comprometer com um novo seleccionador antes das eleições. Apesar de defender o afastamento de Madaíl e da sua equipa da Federação, tenho que concordar, em parte, com esta medida, pois não seria correcto assinar contrato com um treinador até 2012, comprometendo desde já a missão do seu sucessor(espero que realmente haja sucessor e não reeleição). A questão desta medida reside no facto do Real Madrid autorizar ou não a vinda de Mourinho. E aqui Madaíl cometeu mais um erro, pois não me parece que tornar esta decisão pública antes de saber a resposta madrilena tivesse sido a melhor opção. Pessoalmente não acredito que Florentino Perez autorize a 'dispensa' de Mourinho, ainda que gostasse de o voltar a apoiar como treinador(ou seleccionador) no Estádio do Dragão, já contra a Dinamarca. Na próxima semana haverá novidades e confesso que estou curioso para ver a alternativa a Mourinho, no caso do Real declinar a sua vinda a Portugal.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

ACTUALIDADE

Depois de uma semana (pouco)repousante, mas ainda assim bastante refrescante na costa algarvia, estou de volta, e com muitas razões para estar satisfeito. Para além de uma semana de férias espectacular, o campeonato de futebol não poderia estar a correr melhor para as nossas cores... Aliás, foi ainda em Olhos de Água, muito perto de Albufeira, que soube da derrota do Benfica em Guimarães. Rapidamente consultei os jornais online e apercebi-me do escândalo que faziam pelos erros que prejudicaram o Benfica. Até aqui nada de anormal, pois todos sabemos como são os jornais quando se trata do Benfica. O grande problema é que se fosse com o Porto tentavam desviar as atenções... Polémicas à parte, foi em ritmo acelerado que fiz a viagem para o Porto, pois à noite jogava-se o primeiro lugar da liga no Estádio do Dragão. E a que jogo se assistiu! Entramos mal, talvez um pouco desconcentrados, mas soubemos dar sempre resposta aos golos do Braga, e para isso é preciso ter o tal estofo de campeão, que tantas vezes é referido.
Contas feitas após a 4ª jornada, estamos em primeiro, a 4 pontos do Guimarães. Depois desta vitória sobre um adversário directo a confiança sai redobrada e vai ser muito difícil parar este Porto.

SELECÇÃO NACIONAL

Finalmente foi tomada a decisão, à muito anunciada. Queiroz foi demitido! O que me parece é que esta direcção da FPF andou a adiar a decisão até arranjar dinheiro para pagar ao ex-seleccionador. E com isso o grande prejudicado foi, indubitavelmente, o futebol português e, essencialmente, a Selecção Portuguesa. Quanto a mim, a boa notícia de tudo isto é a antecipação de eleições na FPF. Ainda assim estou um pouco intranquilo pois não estou a ver, neste momento, quem possa apresentar candidatura contra Madaíl. Pessoalmente, como já o disse aqui, gostaria de ver uma candidatura de Luís Figo. Posso dizer até que, salvo raras excepções, qualquer candidatura contra Madaíl terá o meu apoio...


P.S.: O Porto é o clube português mais bem classificado no último ranking da IFFHS, tendo ultrapassado o Benfica. Aqui está outro motivo de satisfação e que abrilhantou as férias algarvias...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

OBVIAMENTE, DEMITA-SE...


Quando escrevi o último post sobre o caso Queiroz estava longe de pensar o que sucederia pouco tempo depois. Gilberto Madaíl, que apesar de tudo, até então considerava ser dos poucos dentro da estrutura federativa que, porventura, seria a favor da continuidade do Seleccionador, proferiu uma frase que espelha perfeitamente aquilo que referi no último post, a falta de soluções para os problemas que vão surgindo. E no caso mais mediático dos últimos tempos no futebol nacional não é excepção, e não podendo lutar contra os restantes dirigentes, Madaíl parece ter-se juntado a eles.
Ao afirmar que a Selecção tem "jogadores com muita tarimba, com muita capacidade para jogarem em piloto automático", o presidente da FPF demonstrou que está realmente a cair de maduro, ou até de podre... Ora, tudo isto faz-me acreditar cada vez mais naquilo que expressei à poucos dias, já à muito que Gilberto Madaíl devia ter saído, aliás, não só ele como todos os membros da sua direcção, que não se mostraram capazes de, em tantos anos, ganhar o que quer que fosse. Não foram capazes de aproveitar a geração de ouro, como fez a França em 98 e 2000 e como faz actualmente a Espanha. E que não subsistam dúvidas que o problema está neles, pois não nos falta qualidade nos jogadores, qualidade nos treinadores (até nisso falharam, ao contratar um estrangeiro com várias soluções viáveis), só parece faltar qualidade nos dirigentes... Pode-se alegar que conseguiram fazer de Portugal uma Selecção de alto estatuto mundial, é certo, mas com a qualidade dos jogadores formados na última década em Portugal esse seriam os requisitos mínimos.
Com toda esta polémica, qualquer pessoa com o mínimo de carácter, algo de que Gilberto Madaíl à muito mostrou padecer (já desde o caso Baía), pediria a demissão, mas parece que, pelo menos até 2012 teremos que levar com ele.