quinta-feira, 29 de julho de 2010

HABEMUS WALTER


Depois de sucessivos avanços e recuos nas negociações, confirma-se a contratação do jovem avançado brasileiro. O Porto confirmou a transferência na noite passada à CMVM, indicando que pagou 6 milhões de euros por 75% do passe, fixando uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros no contrato válido por 5 temporadas.
À partida o valor envolvido pode parecer demasiado avolumado, mas se nos lembrarmos que a transferência de Hulk teve moldes muito similares (inclusivamente o mesmo clube que serviu de entreposto para o lançamento na Europa, clube esse que trabalha regularmente com Juan Figger, responsável pela vinda de Jardel), penso que é justo dar o benefício da dúvida e acreditar que rapidamente o avançado canarinho mostrará que realmente vale o valor investido. Deixo aqui o comunicado feito à CMVM pela SAD portista:

"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a um acordo com o Club Atlético Rentistas, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador Walter.

Este negócio foi concretizado pelo montante de 6.000.000 € (seis milhões de euros) sendo que a FC Porto SAD garante 75% dos direitos económicos do jogador.
A FC Porto SAD celebrou com o jogador um contrato válido por 5 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2015. A cláusula de rescisão prevista contratualmente é de 30.000.000 € (trinta milhões de euros)."

segunda-feira, 26 de julho de 2010

APRESENTAÇÃO DO PLANTEL 2010/2011

"O dragão chinês agitava-se, numa crescente onda de torpor teatral. Antes do clímax, um passeio pela mitologia, génese criadora do principal símbolo azul e branco. A festa começava bem, sustentada num prólogo já enraizado nas cerimónias profanas organizadas pelo F.C. Porto.

A seguir, o humor. Três supostos árbitros no relvado, indiferentes aos apupos e assobios tributados pela plateia. Num ápice, música e dança. O trio transformava-se em plêiade de dançarinos, movidos ao som do universal waka waka. E Shakira tão longe.

Nessa altura ainda não se sabia mas, infiltrados naquele colectivo harmoniosamente balançado em notas musicais, estavam 27 jogadores do F.C. Porto. Camuflados em fatos-macaco azuis, confortáveis na coordenação de um corpo normalmente direccionado para outros desideratos.

A coreografia, bastante feliz, arrancava onomatopeias de espanto e concordância. Máscaras para o chão, fatos de gala expostos, chamada individual ao púlpito dos escolhidos por Villas-Boas. Palmas entrecortadas com acenos e gritos, João Moutinho novamente um dos mais recompensados no volume de afecto.

Fernando, 23 anos, Hulk, 24: os aniversariantes do dia recebiam também uma prenda diferente, moldada em gargantas afinadas em uníssono e conhecedoras do trabalho já perpetuado pela dupla brasileira.

Calor, muito calor, paixão, muita paixão. Desfeitas do passado atiradas para o canto soturno do perdão, expectativas típicas e redobradas pelos efeitos do estio. O F.C. Porto versão 2010/11 edifica-se paulatinamente, o futebol a sério está já aí à porta."

in MaisFutebol

Achei que este texto retratava tão perfeitamente o que se passou na tarde/noite de ontem no Estádio do Dragão que não me atrevi a mudar uma vírgula. Resta apenas acrescentar o óbvio... O plantel apresentado está longe de estar fechado. Acredito em uma ou duas entradas e talvez um maior número de saídas. A ver vamos...